Teste de Usabilidade de Sites e Apps

Teste de Usabilidade de Sites e Apps

A influência da internet na relação de consumo tem crescido substancialmente no mercado brasileiro e mundial, e este parece ser um caminho sem volta. Os consumidores estão cada vez mais conectados com marcas, produtos e serviços via web e revelam cada vez mais abertura para comprar pela internet.

Este cenário sinaliza a importância crescente de otimizar a interação do usuário com um site ou um aplicativo – o design deve promover um diálogo relevante, eficiente e gratificante entre produto-usuário-contexto ➨ oferecer uma experiência satisfatória e memorável com a marca, gerando fidelização e, obviamente, aumentar as chances de conversão em compra efetiva, oferecendo soluções que ajudem as pessoas a alcançar objetivos.

Os testes de usabilidade são utilizados, em geral, para:

  • Avaliar a receptividade de um novo produto/ interface no mercado.
  • Identificar espaços de otimização na interação com um produto, minimizar riscos de falhas de usabilidade, identificar nível de facilidade de aprendizado.
  • Conhecer e entender a origem de comportamentos inesperados/indesejados (baixa adesão de cadastro, taxa de abandono do carrinho de compra…).
  • Comparar versões diferentes de uma interface.
  • Comparar um produto com a concorrência e identificar formas de estabelecer diferenciais.

O teste de usabilidade pode adotar diferentes métricas de análise – as métricas deverão ser definidas de acordo com os objetivos e desafios de cada projeto.

Algumas métricas utilizadas:

  • Tempo de execução de tarefas, facilidade de aprendizagem e memorização dos caminhos de navegação
  • Número de erros realizados durante a execução de tarefas.
  • Taxas de erros e nível de severidade dos erros encontrados.
  • Taxas de conclusão e de desistência da tarefa.
  • Número de cliques para uma tarefa.
  • Comentários do usuário sobre a interface.
  • Nível de satisfação com a experiência.

Os testes de usabilidade utilizam softwares específicos para registro da interação do usuário via mouse, touchscreen e teclado.